Seu Sorriso

Seu Sorriso

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

HIGIENE BUCAL – SAIBA A IMPORTÂNCIA E AS VANTAGENS DE UMA BOA HIGIENE ORAL

A higiene bucal é a prática de manter a boca, dentes e gengivas limpos e saudáveis ​​para, assim, prevenir e evitar problemas na boca tais como as cáries, a periodontite, a gengivite e ainda ajudar a combater a halitose (mau hálito). Uma boa higiene oral mantém o seu sorriso bonito e o seu hálito puro.

QUAL É A FINALIDADE DA HIGIENE BUCAL?

- Prevenir e evitar a formação da indesejada placa bacteriana, que é uma película pegajosa de açúcares e bactérias, que se forma sobre as superfícies duras dos dentes. A placa bacteriana pode levar a mais problemas de saúde bucal, como o tártaro, as cáries, a gengivite e periodontite ou doença periodontal.
- Melhorar a sua qualidade de vida. Uma pessoa com os dentes estragados, ou sem dentes, não consegue mastigar bem os alimentos ou falar corretamente. Uma boa higiene bucal permite que você consiga desempenhar as funções alimentares na sua plenitude, bem como preservar a sua fala, uma vez que os seus dentes duram mais tempo. Evita assim situações embaraçosas como o mau hálito ou um sorriso desagradável.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE UMA MÁ HIGIENE ORAL?

- Se as suas gengivas sangrarem ou doerem frequentemente (especialmente ao escovar os seus dentes) é provável que seja devido a uma má higiene dental.
- Se você tiver mau hálito persistente, que não desaparece facilmente.
- Se aparecerem depósitos castanhos ou amarelos sobre os dentes, que surgem devido à calcificação da placa bacteriana.

COMO MANTER UMA BOA HIGIENE ORAL?

Uma higiene bucal adequada vai evitar a formação de placa bacteriana, que, conforme explicado acima, é o principal fator que leva à formação de cáries e da doença periodontal. Os pais devem orientar as crianças sobre os métodos adequados de higiene oral que devem ser praticados diariamente. Você deve consultar o seu dentista e procurar conselho sobre as práticas corretas de higiene bucal e dentária a serem seguidas.

> Escove correctamente os seus dentes e use o fio dental no dia-a-dia. Deve escovar bem os dentes pelo menos 2 a 3 vezes por dia e usar o fio dental.
> Use um Anti-séptico bucal (enxaguante bucal com flúor). Use regularmente após escovar os dentes ou usar o fio dental para eliminar as bactérias responsáveis pela formação de placa, e especialmente se você tiver mau hálito.
> O uso de Flúor. O flúor protege e fortalece os dentes. Use o flúor na pasta de dentes, em tratamentos dentários, ou tomando um suplemento de flúor. Lembre-se, nada de excessos, aconselhe-se com o seu dentista.
>  Procure comer alimentos balanceados. Seguir uma dieta equilibrada desempenha um papel importante na saúde bucal. Uma dieta equilibrada inclui todos os principais grupos de alimentos: frutas e verduras, produtos lácteos, carne, peixe, etc.
>  Visite regularmente o seu dentista. Você deve ir ao dentista pelo menos de 6 em 6 meses para manter uma boa saúde oral.

QUAIS SÃO OS RESULTADOS DE UMA BOA HIGIENE BUCAL?

- Os seus dentes ficam mais limpos e sem resíduos, logo, seu sorriso vai ficar mais bonito.
- As suas gengivas ficam mais saudáveis. Não  sangram ao escovar ou passar o fio dental.
- A sua boca fica livre de episódios regulares de mau hálito (halitose).

Muitos sorrisos para você
Abraço
Luiz Figueiredo

(31) 3082-8140



fonte: higienebucal.org

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

As regras da higiene bucal


A escovação correta e o bom uso do fio dental quando se tornam um hábito, trazem um benefício muito grande grande para a saúde bucal, prevenido doenças e o mau hálito.
Veja algumas regras básicas:

A escova e o creme dental, branquinho (não recomendo o gel dental, aquele transparente) devem entrar em ação, no mínimo, três vezes ao dia, depois das refeições, e principalmente antes de dormir.



Aplique movimentos semicirculares e suaves, que contemplem dois dentes por vez. Nenhum deles pode ser esquecido, tampouco a língua. Esta deve ser limpa sempre puxando a escova ou um limpador próprio para línguas, do fundo para a ponta.

Mantenha a escova levemente inclinada para que as cerdas, macias por favor, cheguem bem à junção do dente com a gengiva. 

Capriche ainda mais na escovação da noite, porque, durante o sono, diminui a produção de saliva, que ajuda a lavar a sujeira. 



O fio dental completa a higiene depois da escova. Ele precisa chegar até o espaço de contato entre o dente e a gengiva. Uma vez por dia, bem passado, já é o suficiente.



Já o enxaguatório ( sem álcool e com flúor) só deve ser usado se o dentista recomendar.

Não se esqueça da consulta preventiva no dentista a cada seis meses!!!


Muitos sorrisos para você!!!

Luiz Sampaio Figueiredo
(31) 3082-8140

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A importância do sorriso na entrevista presencial de emprego

Quando vamos para uma entrevista com o objetivo de conseguir um novo trabalho prestamos atenção em todos os detalhes.
Será mesmo?




Vejamos alguns passos:

Antes da entrevista:
Elaborar um curriculum bem estruturado, atrativo e direcionado para aquilo que está buscando,
Treinar as respostas para aqueles questionamentos mais tradicionais:  objetivos a longo e curto prazo, suas qualidades e defeitos, avaliação do último trabalho,
Ler sobre a empresa,
Etc.

Na entrevista:
Comportamento e vocabulário adequados,
Bom senso com a vestimenta,
Não exagerar no perfume,
Não esquecer o desodorante,
Não se esquecer de desligar o celular,
Etc...

Mas, e o sorriso? 
Quem se lembra de cuidar do sorriso antes de procurar novo emprego?
E não é só questão de estética não.
A falta de uma profilaxia bem feita pode resultar em mau hálito, sangramento na gengiva e “amarelamento” excessivo dos dentes, o que é notado imediatamente quando estamos conversando com outras pessoas, e isso passa uma imagem de desleixo que pode ser decisiva na avaliação para a vaga pretendida.
 Às vezes, quem tem mau hálito não percebe, mas o interlocutor sente rapidamente um odor diferente.

Então, lembre-se de procurar o dentista para fazer aquele check up, uma limpeza completa e até um clareamento dental para ter a tranquilidade de sorrir  e conversar de perto despreocupadamente na sua entrevista do novo trabalho, afinal de contas, todos os detalhes são de grande importância para conseguir aquele emprego dos sonhos.
Um belo e saudável sorriso irradia confiança e transmite felicidade e sucesso. 



Muitos sorrisos para você!


Luiz Sampaio Figueiredo.

Dicas ajudam a manter a saúde bucal no dia a dia

A correria do dia a dia pode impedir você de cuidar dos dentes como deveria. 



Hoje é mais comum o almoço no self service da esquina do que em casa, então não dá tempo de escovar direito os dentes, passar corretamente o fio dental ou utilizar um enxaguante bucal.
O ideal é que você possa ter um momento ao logo do dia para fazer uma excelente higiene em sua boca e dentes, de preferência em casa. 
Mas quando não dá, essas dicas podem ajudar a não deixar acumular mais bactérias causadoras de doenças bucais.

 Evite comer doces, principalmente muito pegajosos, pois podem alterar o hálito e ficar grudado nos dentes por longo período.


Para remover pequenos detritos dos alimentos e controlar a acidez na boca faça bochechos com água, várias vezes. 
Alguns restaurantes já possuem fio dental no banheiro. Faça uso dele.


Não utilize os palitos de dentes. Além de não serem eficientes podem machucar a gengiva e o sangramento altera muito o hálito.



Mastigue uma goma da mascar sem açúcar até que o gosta acabe. Isso vai estimular a salivação para controlar o PH da boca e ajudar na limpeza dos dentes e no hálito.

Logo que for possível, faça uma escovação completa e utilize o fio dental com calma. O enxaguante bucal, quando indicado, deve ser livre de álcool e conter flúor.
Muitos sorrisos para você!!
Luiz Sampaio Figueiredo
(31) 3082-8140

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Vai um chá? Os dentes agradecem.

Vai um chá aí?
De preferência, o verde ou o preto, feitos da Camellia sinensis. Essas infusões reforçam a dentição, garante um trabalho recém-publicado na revista científica americana General Dentistry. Os pesquisadores notaram que ambas as bebidas ajudam a barrar a erosão dentária provocada pela ingestão de refrigerantes, por exemplo. “Quando nos alimentamos, o pH da boca fica ácido e, com isso, o esmalte dos dentes perde minerais”,  “O chá apresenta justamente um efeito remineralizador”. 



Os dois chás contam ainda com compostos antioxidantes e óleos essenciais que erguem as defesas da boca. “Assim, podem atuar contra alguns tipos de bactéria envolvidos na cárie e na periodontite”. Para tirar proveito, experimente uma xícara depois das refeições — só dispense o açúcar, por favor.


Luiz Sampaio Figueiredo.
(31) 3082-8140

domingo, 8 de junho de 2014

Você sabe que é o tártaro ou cálculo dental?

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo, é a placa bacteriana que você não conseguiu limpar durante a sua higiene oral e que endureceu na superfície dos seus dentes com a ação dos sais minerais presentes na sua saliva.

O tártaro pode se formar na superfície dental, na margem dos dentes por cima da gengiva (causando uma inflamação dos tecidos gengivais, chamada gengivite) e no sulco gengival, por baixo das gengivas (causando perdas ósseas e a doença periodontite).
O tártaro pode aumentar causando, sangramento, perda óssea, mobilidade de dentes e retrações gengivais, sinais clínicos da Doença Periodontal
Além de causar inflamação e doenças periodontais, o tártaro é rugoso e por isso faz com que você acumule ainda mais placa bacteriana no local onde este foi formado. Assim sendo, a doença tende a perpetuar e piorar se nada é feito no sentido de remover o tártaro pré-existente.
O tártaro não só prejudica a saúde dos seus dentes e gengivas, mas também é um problema estético. Por ser rugoso e poroso, o tártaro absorve os pigmentos alimentícios com mais facilidade. Assim, para aquelas pessoas que fumam ou tomam chá, café, vinho com regularidade é ainda mais importante  evitar a formação do tártaro.
Aparência do cálculo dental, amarelado, na margem gengival dos dentes, compromete muito a estética.
Como saber se tenho tártaro?
Ao contrário da placa bacteriana que é uma película incolor, mole e pegajosa, o tártaro é uma formação mineral (dura e sólida) facilmente visível, se estiver acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é uma cor marrom ou amarela nos dentes na região da margem gengival e sangramento abundante.
Como evitar a formação do tártaro?

Somente a técnica de escovação correta (especialmente se feita com uma escova eficiente com ajuda de um creme dental adequado) e o subsequente uso do fio dental podem reduzir a formação da placa bacteriana e por consequência do tártaro.
Depois de formado, só o dentista diagnosticar e remover o tártaro. O processo de retirada do tártaro pode ser feito com o auxílio de um aparelho de ultrassom e complementado manualmente com instrumentos especiais (curetas). Este procedimento é conhecido como “raspagem” de cálculo e deve ser realizada periodicamente de acordo com a necessidade individual de cada paciente.
A remoção do tártaro é realizada no consultório odontológico por profissional habilitado com o uso de equipamentos e instrumentos próprios para este fim.
Sendo assim, capriche diariamente na sua higiene oral e consulte um Cirurgião-Dentista regularmente para fazer a raspagem do tártaro ( Maxxi profilaxia), tirar outras dúvidas e orientá-lo quanto a melhor forma de realizar sua manutenção em casa.


fonte buscasaude.com.br
Qual é a melhor maneira de uma adulto cuidar dos seus dentes?


        


   
   Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor para remover a placa bacteriana , aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa da gengivite e das cáries.




·         Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva. Se a placa não for retirada, pode endurecer e formar o tártaro, que só poderá ser retirado pelo dentista.

·         Limitar a ingestão de açúcares e alimentos que contêm amido, principalmente alimentos pegajosos. Quanto mais você come entre as refeições, maior a oportunidade dos ácidos da placa bacteriana conseguirem atacar o esmalte dos dentes.

·         Consultar o dentista periodicamente para um exame profissional detalhado ou uma limpeza completa.






.

Cinco coisas que seu sorriso diz sobre você

Anda feliz? Pode sorrir – porém, saiba que pode está

revelando para outros mais sobre você do que imagina.
Estudos indicam que o significado de um sorriso muda dependendo do contexto social.
Alguns sorrisos trazem benefícios, mas outros revelam fraquezas escondidas, os humanos sorriem mais dependendo de com quem estão falando e estes sorrisos podem indicar seus futuros.
Sem mais demoras, aqui vão cinco coisas que seu sorriso diz para outros sobre você.
1.Seu casamento vai durar?
A felicidade do casamento pode estar ligada ao sorriso aberto. De acordo com um estudo publicado em 2009 no periódico Motivação e Emoção, a maneira em que pessoas sorriram em fotografias antigas prevê o sucesso posterior em seus casamentos.
Em um estudo, psicólogos avaliaram fotos dos anuários de universidades, observando a intensidade dos sorrisos (músculos esticados ao redor da boca e dos olhos). Eles descobriram que nenhuma das pessoas com o maior sorriso se divorciou mais tarde na vida. Em comparação 25% das pessoas mais sérias passaram pelo divorcio.
Um segundo estudo utilizando fotos de infância de pessoas acima dos 65 anos encontrou um elo parecido entre aqueles com os maiores sorrisos nas fotos de infância, 11% se divorciaram mais tarde, comparado com 31% dos que menos sorriam.
Um sorriso maior reflete uma atitude alegre e despreocupada sobre a vida, os pesquisadores relataram, Ou sorrisos maiores atraem um parceiro mais feliz, o que leva a uma relação mais alegre.
2. Você é fértil?
Um sorriso saudável pode refletir a sua saúde em geral. Múltiplos estudos indicam, para mulheres sorrisos podem até revelar fertilidade.
Mulheres com lesões nas gengivas demoram aproximadamente dois meses a mais para engravidar do que mulheres sem, de acordo com uma pesquisa publicada em 2009 no periódico Obstetrícia e Ginecologia.
Lesões na gengiva são ligadas ao risco elevado de doença cardíaca, diabetes tipo 2, doença respiratória e doença renal. A conexão aparenta estar relacionada com o aumento de inflamações que acompanha as doenças da gengiva, os pesquisadores descobriram.
3. Qual é a sua capacidade de renda?
O sorriso de um adolescente pode prever o quanto ele ou ela irá receber na fase adulta. De acordo com um estudo publicado em 2012 no periódico Procedimentos da Academia Nacional de Ciências, adolescentes felizes receberam 10% mais em renda do que a media, enquanto adolescentes tristes receberam 30% menos do que a media naquela idade.
Os pesquisadores do estudo declararam que a felicidade é vinculada com menos preocupações e menos stress, menos preocupações quer dizer mais espaço mental para focar em tarefas relacionadas ao trabalho.
4. Você é poderoso?
Sorrisos não são só sobre felicidade, eles também são um sinal de status social. Um estudo de 1998 do periódico Boletim da Personalidade e da Psicologia Social descobriu que pessoas de alta liderança, assim como pessoas interagindo com outras pessoas do mesmo poder, sorriem quando se sentem felizes.
Em comparação, pessoas com menos poder social do que a pessoa com quem eles interagem sorriem indiferentemente das suas emoções.
Estes resultados sugerem que pessoas poderosas têm o privilegio de sorrir quando eles querem, enquanto aqueles com menos poder são obrigados a sorrir para elevar a si mesmos.

5. Você é bom lutador?
A conexão entre sorrisos e poder vale no campo físico também. Em um estudo, lutadores de artes marciais mistas que sorriam em fotografias tiradas um dia antes de uma luta eram mais prováveis que fossem os perdedores do que lutadores que apresentavam um olhar duro para a câmera.
Lutar é sobre dominância e sorrisos podem inadvertidamente assinalar que a pessoa é menos dominante ou agressiva, declararam os pesquisadores online, 28 de Janeiro de 2013, no periódico Emoção.
Até observadores não treinados captaram a mensagem nos sorrisos, o mesmo estudo deduziu. Pessoas viram um lutador como mais confiável e mais agradável, mas menos agressivo e menos fisicamente dominante se eles observaram ele sorrindo ao invés de posando com uma expressão neutra.
O principal? Sorrisos ajudam nas horas sociais na maioria das situações, e a felicidade é geralmente um presente. Mas se você está indo frente a frente em um concurso de dominância, coloque sua cara séria.



fonte:brasilpost.com.br

sexta-feira, 6 de junho de 2014

O lugar que cuida e mantém a sua saúde bucal

    
   Prevenir é melhor que curar.
   Todos estamos de acordo, não é verdade?

O objetivo da odontologia moderna e preventiva é precisamente manter um ótimo estado de saúde da boca do cliente e reduzir ao máximo o aparecimento de possíveis problemas nos dentes e gengiva, porque afinal de contas o melhor procedimento é sempre evitar os tratamentos mais complexos e caros.





Cuidando de seus dentes e gengivas você estará conservando sua saúde, bem estar e auto estima, pois com bons dentes e bom hálito é muito mais fácil se relacionar com seus amigos, namorada, esposa, colegas de trabalho....

Para conservar a saúde bucal é preciso manter adequados hábitos de higiene oral (sempre com orientação de um profissional), mas também manter um correto programa de prevenção, manutenção e revisão periódica.



Um bom programa preventivo tem que ter exames clínicos e radiográficos, limpezas bucais completas (maxxi profilaxia), aplicação de flúor, orientação e instrução de como escovar melhor os dentes e qual escova utilizar, como e quando passar o fio dental, qual a melhor pasta dental para cada caso, como limpar a língua, como utilizar o antisséptico bucal e porque, eliminação das sensibilidades nos dentes, eliminação das manchas, orientação sobre alimentação e ainda um sistema para avisar quando é necessário voltar para uma "revisão".

Por todos esses motivos o Dr. Luiz Sampaio Figueiredo atua na odontologia preventiva com um espaço e um programa dedicado especialmente para cuidar e manter o seu sorriso sempre saudável e bonito, evitando o aparecimento de cáries, inflamações na gengiva, perda de dentes ou outros tratamentos mais complexos.



Venha conhecer este programa de prevenção e experimentar aos efeitos da Maxxi profilaxia e do Clareamento Dental Personalizado. Você vai notar que diferença faz uma limpeza completa na sua boca, em seu sorriso e na sua vida!!

contatos:
seusorriso10@gmail.com
Fale direto com o Dr. Luiz: (31) 3082-8140








 

Preste atenção nos sinais que a boca dá para a saúde do organismo

Autoexame pode prevenir doenças mais graves como o 

câncer bucal e HPV


saúde bucal não pode e nem deve ser separada da saúde geral do organismo. Nossa boca é continuamente desafiada por infecções causadas por bactérias, vírus e fungos. "Qualquer lesão na mucosa da boca pode ser contaminada por micro-organismos presentes na boca ou adquiridos de outras pessoas, aumentando o risco de doenças, desde uma DST até problemas circulatórios", explica a dentista Amália Rodrigues Martins. Afta, herpes, excesso de saburra e outros problemas de saúde, que começam na boca, podem denunciar que seu corpo pede cuidados. 


A boca abriga uma grande quantidade de micro-organismos que residem na superfície dos dentes, nas próteses ou na própria mucosa, formando um ecossistema chamado biofilme, que nada mais é do que a conhecida placa bacteriana. As bactérias podem causar doenças locais, como a cárie, a gengivite e a periodontite. Mas também podem desencadear problemas em outras partes do corpo. "Elas podem penetrar nos tecidos e na corrente sanguínea, liberando substâncias tóxicas e estimulando uma inflamação e até uma infecção grave", diz ela
Portanto sempre que notar algo de diferente na boca, procure logo um dentista, e não se esqueça de fazer uma limpeza COMPLETA A CADA SEIS MESES.




fonte minhavida.com.br

Halitose é uma ameça para auto-estima


Não há evidência de que o mau hálito seja causado por 

problema gástrico


Um problema que afeta muito a auto-estima das pessoas, e consequentemente a vida social. Mas, afinal, o que é halitose? O problema é um sinal ou sintoma (e não doença), que sinaliza que algo no organismo está em desequilíbrio. É sinônimo de mau hálito, ou seja, quando apresenta odor ofensivo ao olfato humano. Causas mais comuns: fatores alimentares (alho, cebola, bebidas estimulantes como o café), uso de substâncias com álcool (inclusive soluções para bochecho com álcool), fumo, drogas em geral, estresse intenso, baixo consumo de água, jejum prolongado, dentre outros. 

Há doenças mais comuns envolvidas como: doença periodontal (de gengiva), sinusite, amidalite, prisão de ventre acentuada, refluxo gastroesofágico, diabetes, patologias que alteram a quantidade e qualidade da saliva, dentre outras. A xerostomia (diminuição da salivação), por exemplo,que pode ser causada por medicamentos, também é outra causa.
Halitose: Mitos e Verdades!
A causa do mau hálito é problema no estômago ou outro problema gástrico. Mito ou Verdade? MITO. Não há evidência de que o mau hálito seja causado por problema Gástrico. A hipótese de a bactéria Helicobacter pilori no estômago ser a causa do mau hálito não foi testada de forma apropriada. 

O mau hálito não tem cura, é da pessoa. MITO. Mau hálito é curável em 99% das pessoas. Há pessoas com mais propensão do que outras. Mesmo as mais predispostas ao mau hálito conseguem acabar com ele. Somente precisam de uma avaliação e orientação profissional. É normal ter mau hálito. 

É um problema que todo mundo tem. MITO: Existem dois tipos de mau hálito: 1. A pessoa que tem mau hálito quase todos os dias, durante grande parte do dia (halitose crônica) e 2. A pessoa que tem mau hálito esporadicamente, em um determinado momento do dia, principalmente logo após acordar, quando fica muito tempo sem comer ou quando fica tensa (mau hálito esporádico). Ambos tem tratamento. 

A causa do mau hálito é a falta de limpeza dos dentes.
 MITO. Quase nunca o mau hálito é causado pela falta de limpeza dos dentes. A maioria das pessoas que tem mau hálito limpa os dentes com bastante freqüência, mas de forma inadequada. A saburra lingual (um depósito de bactérias e células, amarelado ou esbranquiçado em cima da língua) muitas vezes é a fonte principal de enxofre, causador do mau hálito.

Todos os produtos (enxaguatórios bucais) para combater o mau hálito são iguais. MITO. Há produtos no mercado com pouco ou nenhum efeito sobre o mau hálito, outros com algum efeito e ainda outros muito eficazes. Atualmente já existem substâncias químicas que reagem com os compostos voláteis de enxofre, neutralizando o seu odor por 8 horas ou mais. Existem substâncias que eliminam grandes quantidades de bactérias que causam o mau hálito, reduzindo extraordinariamente o mau hálito. Esse julgamento se baseia na análise da evidência científica, e não no material de divulgação da indústria. 



fonte:minhavida.com.br

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Como prevenir a cárie?

Muitas pessoas nem imaginam que sofrem deste mal


 A cárie é uma das doenças mais comuns no Brasil, mas muitas pessoas nem imaginam que sofrem deste mal. Ela é uma deterioração do dente que está diretamente relacionada ao estilo de vida do indivíduo, ou seja, ao que come, como cuida dos dentes e se tem acesso à água fluoretada.

 Para a Professora Doutora Titular da Disciplina de Saúde Coletiva da Faculdade de Odontologia da USP (FOUSP), Maria Ercília de Araújo, a higiene bucal correta é uma das melhores maneiras de prevenir a doença. Atualmente, o consumo elevado de açúcar é preocupante, pois ele está presente em bolachas, refrigerantes, doces, balas, chicletes, sorvetes, etc. Por isso, é imprescindível escovar corretamente os dentes após as refeições, massageando a gengiva com creme dental que contenha flúor em sua composição e usar fio dental, que remove os restos de alimentos e a placa bacteriana nos locais aonde a escova não chega, explica Ercília.
 Além disso, visitar o dentista periodicamente é uma maneira de evitar diversos problemas bucais. Isto porque muitos adultos pensam que apenas as crianças estão suscetíveis à cárie e não dão a devida atenção à importância de se manter uma boa higiene bucal ao longo de toda a vida. À medida que ficamos mais velhos, a cárie em volta das restaurações e na raiz dos dentes se tornam mais comuns, podendo agravar outras doenças, como diabetes e problemas cardíacos, explica a professora.
Preocupada com a evolução da doença, a ACFF, Aliança para um Futuro Livre de Cárie, reúne especialistas em saúde pública e bucal de todo o mundo para que a cárie seja encarada como problema de saúde pública, além de definir metas e promover ações integradas com outras especialidades para o seu combate efetivo. O principal objetivo do projeto é que toda criança nascida a partir de 2026 seja livre de cárie durante toda a vida.



fonte: minhavida.com.br

O que fazer se meu filho quebrar um dente?

Em qualquer caso de acidente ou ferimento na boca, você deve comunicar-se imediatamente com o seu Dentista. Ele fará um exame na área afetada e determinará o tratamento adequado.


Você pode dar um analgésico para evitar que a criança sofra até chegar ao consultório. Se possível, guarde a parte quebrada do dente ou o dente que se desprendeu e mostre ao Dentista.
Leve seu filho e o dente ao Dentista o mais rápido possível. Evite tocar muito no dente e procure não limpá-lo ou esfrega-lo. Coloque-o em água ou leite até chegar ao consultório do Dentista*. Em alguns casos é possível reimplantá-lo.



fonte: buscasaude.com.br