Seu Sorriso

Seu Sorriso

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Como comprar produtos para sua higiene bucal

A cada dia que passa mais produtos para higiene bucal são lançados no mercado e com eles os apelos das belas propagandas e então ficamos sem saber o que utilizar.


Acho muito importante que o dentista faça uma análise bucal de cada cliente para a indicação das melhores escovas e fios dentais, pasta de dentes e acessórios de acordo com as particularidades de cada pessoa.
Aqui vou descrever um padrão que pode ser utilizado por todas as pessoas, facilitando a sua escolha diante de tantos produtos nas gôndolas:

Escova de dentes:


Escolha sempre uma escova com cerdas macias e retas, com muitos tufos.
Para quem tem os dentes de ciso ou dificuldade de escovar os dentes do fundo a cabeça da escova deve ser pequena ou compacta. O cabo da escova deve permitir que você segure firme a escova, sem ficar escorregando ou machucando a mão.
Escovas elétricas ou interdentais só devem ser usadas com indicação do dentista.
Quem usa aparelho fixo necessita de uma escova especial para melhor limpar os dentes.
Troque a escova a cada 3 meses, quando observar que as cerdas se deformaram ou após uma gripe ou inflamação na boca. As melhores marcas produzem as cerdas com arredondamento das pontas, o que ajuda a não maltratar a gengiva.



Creme dental:

A escolha da pasta de dente pode ser difícil diante de tantas ofertas: para clarear dentes, anti tártaro, anti cárie, com flúor, com cálcio, para dentes sensíveis, etc.
Se estiver tudo bem com seus dentes e gengiva a sua escolha deve sempre recair no creme dental comum com flúor ( aquele branquinho) Não aconselho o uso do gel dental, aquele de cor transparente, pois na maioria das vezes esse gel contém mais abrasivos, o que pode prejudicar os dentes e raízes expostas.
Os cremes dentais para dentes sensíveis são indicados pelo dentista, funcionam bem em alguns casos de sensibilidade por exposição da raiz do dente ou após uma limpeza dos dentes mais profunda(realizada pelo dentista), mas não podem ser utilizados por grande períodos.


A quantidade de creme dental na escova deve ser comparada com o tamanho de uma ervilha.







Fio dental:



Com relação ao fio dental vamos ter 3 escolhas: Fio, fita ou fio extra fino.
O fio dental comum é a escolha mais certa para limpar entre os dentes. Escolha uma marca boa, vale a pena. Fio dental que fica desfiando não é legal e não limpa corretamente.
A fita dental faz a mesma limpeza que o fio.
Se você estiver com os dentes bem colados um no outro deve escolher um fio mais fino para passar entre os dentes com mais facilidade.
O foi dental passado com calma e de acordo com o que o dentista recomendou pode ser usado 1 vez ao dia.




Limpador de língua:

Muita gente esquece de limpar a língua ou não consegue faze-lo utilizando a escova.
Os limpadores de língua facilitam muito esta tarefa. Geralmente são feitos de plástico com uma cabeça para efetuar a limpeza da língua e um cabo para melhor empunhadura. Você pode utilizar 1 vez por dia, sempre puxando (como estivesse varrendo) do fundo para a ponta da língua.

Muito utilizado para evitar mau hálito, pois muitas bactérias podem ficar na língua.

Enxaguante bucal:




Não vejo necessidade de utilização constante de enxaguante quando a escova e o fio dental estão funcionando bem.
Mas se você gosta de bochechar de vez em quando indico o enxaguante com flúor e sem álcool. Você pode utilizar 3 vezes por semana, de preferência a noite após a escovação e uso do fio dental.
Enxaguante para sensibilidade ou para clarear dentes não funcionam bem.



Quando não der de forma alguma para escovar os dentes a recomendação é mastigar um chiclete sem açúcar até acabar o gosto dele. Isso promove maior salivação e uma limpeza improvisada.

O mais importante: fazer a profilaxia(limpeza completa) com o dentista a cada seis meses!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário